quinta-feira, 22 de março de 2012

Não há como viver sem ela

Inúmeros fatores contribuíram para que a imprensa se expandisse no século XIX. A mudança de uma sociedade feudal, onde só os nobres e o clero tinham o conhecimento da leitura, para uma sociedade capitalista, com a ampliação da vida urbana, fez com que surgisse o proletariado, os operários, as cidades emergentes e grandes centros urbanos, fazendo com que aumentasse o número de alfabetizados, o público leitor.


O desenvolvimento do comércio também foi um fator econômico de grande importância para a imprensa, os jornais se tornaram um novo produto, um negócio, tornando-se cada vez mais independentes dos financiamentos políticos, conquistou direitos como a liberdade e a democracia, perdendo as vertentes ideológicas que possuía, e mantinham-se com o financiamento da publicidade.


Os avanços na tecnologia, como o desenvolvimento das rotativas, invenção do telégrafo e da máquina fotográfica, fizeram com que a notícia se tornasse mais rápida, real e universal. Fazendo abordagens de acordo com o público que o veículo de comunicação queria atingir, conquistando leitores na escala mundial. 


Hoje, vemos que é impossível imaginar um mundo sem a mídia.


Karen Costa

Um comentário:

  1. Uma postagem ruim, confronto de informações, falta interpretação de escrita, difícil compreensão.
    "Não há como viver sem ela" é o título, o começo do texto fala sobre a imprensa, e o texto termina citando a mídia, afinal, do que estamos falando?
    Espero que tenha a certeza de que mídia e imprensa são coisas distintas.
    Ser jornalista não é ser blogueiro...

    ResponderExcluir