quarta-feira, 21 de março de 2012

Big-Bang social, político e cultural : documentário conta a história do punk no Brasil


O documentário "Botinada: A origem do punk no Brasil", narra o início do movimento punk no país, até os dias de hoje. Através de mais de 70 entrevistas, com diversos integrantes e ex-integrantes de bandas, e também através de relatos de personalidades da música como Kid Vinyl entre outros, exibem de maneira clara e direta, como ocorreu a explosão do movimento punk em 1976 nas capitais, como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, e mais especificamente em São Paulo. 


Imagem de divulgação
Dirigido por Gastão Moreira e lançado em 2006, o documentário conta com registros audiovisuais raríssimos da época, de shows, encontros, e relatos de pessoas que faziam parte do movimento da década de 70-80 . É possível encontrar neste longa, registros como o do festival "Começo do fim do mundo" que ocorreu no SESC Pompeia, em São Paulo, organizado por  Antônio Bivar em 1982, que em dois dias de evento, reuniu as principais bandas da capital e do ABC Paulista, marcando para sempre esta década.


O importante do documentário é que, ele não se prende apenas na estética, rebeldia ou na experiência simplesmente musical da época, mas relata a forma como o punk foi capaz de direcionar grande quantidade de jovens, muitas vezes sem perspectivas nas periferias, para um mundo de reflexão sobre o estado  de calamidade que a sociedade brasileira se encontrava na época. O punk foi uma forma de resposta a tudo o que para aqueles garotos, era ofensivo. Repressão, autoritarismo, moda fútil, dificuldade de acesso a informação, tudo isso foi refletido inversamente nas roupas, nas letras das músicas e no pensamento de todos os jovens da época. O longa metragem mostra também, como era feita a troca de informações entre os grupos, através de fanzines, onde eram divulgados eventos, bandas novas, poemas e onde se difundia também conceitos políticos, o que colaborou muito para a construção e agregamento de diversas posturas e ideologias. 


Enfim, "Botinada" consegue relatar com maestria uma versão da história do punk no Brasil, que muitas pessoas talvez não conheçam. É importante que este registro faça parte da coleção de qualquer amante da música, e adeptos da cultura subversiva, vale realmente a pena.


Confiram no vídeo um pouco da "Poesia Punk". 




Lucas Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário