terça-feira, 20 de março de 2012

Outros olhos

Além de nos deixar sempre informados e atualizados, o jornalismo moderno, consolidado no século XIX, também se rejuvenesce, aprimorando infinitamente as técnicas na área da comunicação. Esse aperfeiçoamento trouxe facilidade e velocidade nesse ramo, tornando realmente difícil “fugir” das notícias hoje em dia.

Logo que se firmou, resultou a ampliação das linhas telegráficas, que juntaram os países da Europa aos demais continentes. Assim, facilitou a transmissão entre esses lugares e, com isso, foi assinado o primeiro acordo entre agências de notícia pela divisão do mundo em regime de “exploração exclusiva”, evitando um eventual conflito de interesse entre elas.

Porém, o jornalismo não se limitava apenas em estimular a comunicação entre as nações; era preciso informar a maioria da população. Contudo, a maior parte era analfabeta e, por isso, não havia um grande número de leitores para os jornais. Para mudar essa estatística, as escolas permitiram que cada vez mais pessoas aprendessem a ler.

Portanto, podemos enxergar o jornalismo de uma forma mais ampla e envolvente, já que possui, efetivamente, dois papéis extremamente importantes: a sua função de informar utilizando diversas maneiras e a promoção de avanços sócio-culturais.



Rodrigo Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário