quinta-feira, 5 de abril de 2012

Futuros jornalistas visitam estúdios da UNIMEP

No dia 26 de março, em uma segunda-feira, visitamos os laboratórios de comunicação da UNIMEP e podemos saber, através dos funcionários da universidade, sobre as suas funcionalidades e componentes.

Teleprompter/ Foto de Rodrigo Alonso
Primeiramente, fomos ao estúdio de telejornal, que é aquele familiar a todos: duas cadeiras com uma mesa à frente e um fundo ilustrativo. Entretanto, existem elementos que não vemos quando estamos assistindo a um noticiário jornalístico como, por exemplo, o Teleprompter. Esse é um aparelho que mostra os textos lidos pelos âncoras e é localizado junto com a câmera; tem o objetivo de evitar erros de fala e deixar invisível a cola dos jornalistas para os telespectadores. 

Foto de Lucas Jacinto
Logo depois, entramos em uma sala de rádio, onde não há novidades, apenas aquilo que a maioria das pessoas imagina: microfone, fone de ouvido, roteiros e computadores para edição. Porém, mesmo assim, foi muito interessante compreender a maneira que é organizada.

Também pudemos ter uma noção do trabalho de um fotógrafo, que é bastante importante para a profissão que desejamos seguir, pois o que seria de uma matéria sem uma boa fotografia? Tivemos a oportunidade de conhecer tanto o estúdio, como a sala de revelação.

Por fim, nos dirigimos a uma hemeroteca, que representa uma biblioteca para a área de comunicação. É lá que encontramos jornais, revistas, livros relacionados a esse ramo e outros materiais que podem nos auxiliar no curso. 
 
Foto de Paola Siqueira




Rodrigo Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário