domingo, 8 de abril de 2012

Estágio atual

Vivemos em um período de constantes mudanças, principalmente sociais e culturais. Essas mutações devem-se aos avanços tecnológicos, que nos transformou em uma sociedade pós-industrial e gerou novidades no sistema produtivo. Estou falando de um setor quaternário, constituído de tudo que engloba a informação e o conhecimento, ou seja, os elementos que fazem parte do trabalho de um jornalista. Então essa profissão alcançou uma nova época: a era contemporânea.

Tal alteração representa a liberdade de expressão, que em certo tempo foi controlada pela tirania do Estado Autoritário. Foi ao término da fase mais forte desse período, o AI-5, que a censura sobre a imprensa enfraqueceu, e, desde então, o jornalismo tem adquirido cada vez mais força e autonomia.

Entretanto, esse ofício não cresceu somente nesses pontos; conforme a tecnologia vai se inovando, o jornalismo se amplia. Com isso, as maneiras de transmitir notícia foram multiplicadas, e tornou-se muito fácil de obter informação por causa do aumento de sua difusão e da velocidade em que é espalhada.


Rodrigo Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário